Espaço Tecnológico Educacional
Cinco anos de criação do NTEM-Dourados "Um grande trabalho que foi desvalorizado pelo administrador municipal"
Conteúdo abaixo retirado do Site do SITED de Dourados em 14/11/2013 as 16:30h
Cinco anos de implantação do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal- NTEM de Dourados
A informatização das Escolas da Rede Municipal de Ensino

Professores receberam cursos do NTEM para atuar em salas de tecnologia das escolas municipais
O processo de informatização das escolas da Rede Municipal de Dourados veio somando conquistas a contar com o número de escolas informatizadas. Desde a implantação, em 1997, do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado/MEC. Até o ano de 2002, apenas cinco (05) escolas possuíam Salas de Tecnologias Educacionais, sendo estas implantadas pelo Proinfo/MEC com kit de dez (10) computadores.
Em 2004, foram informatizadas mais duas (02) escolas da REME e, em julho de 2007, foram criadas as Salas de Tecnologias Educacionais (STE) do município, de acordo com o Decreto nº 4.280, de 27 de junho de 2007 - D.O. de 06 de julho de 2007. As STE constituem–se em ambientes articulados com o fazer pedagógico, as quais dispõem de recursos da informática que são articulados com as diversas tecnologias educacionais e até o final de 2012 contava com professores qualificados que em duplo grau de responsabilidade com o professor regente ministrava aulas aos alunos das unidades escolares da Reme.
Após a criação das STE houve a necessidade de criar um espaço que pudesse subsidiar os trabalhos realizados nas Unidades Escolares. Desta forma, em novembro de 2007 foi criado o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal - NTEM o qual foi inaugurado em 03 de abril de 2008.
O Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal - NTEM
O Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal - NTEM, criado através do Decreto N° 4.418, de 21 de novembro de 2007 - D.O. de 04 de dezembro de 2007 e inaugurado em 03 de abril de 2008, primeiramente teve seu Plano Político Pedagógico para o funcionamento do NTEM elaborado, o qual foi encaminhado pelo Prefeito Municipal da época, à Secretaria de Educação a Distância/MEC – SEED, juntamente com o Termo de Adesão ao Proinfo, os quais, posteriormente, foram homologados pelo Secretário de Educação a Distância, passando desta forma a funcionar efetivamente o NTEM na Rede Municipal de Ensino de Dourados.
Subordinado à Secretaria Municipal de Educação, o NTEM é uma estrutura permanente de suporte e de apoio ao Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que tem por finalidade subsidiar e avaliar a incorporação do uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem das escolas da REME, auxiliando tanto no planejamento e uso das tecnologias quanto a formação continuada de educadores (as) das STE e demais profissionais da educação municipal.
É importante ressaltar todos os avanços em relação às formações continuadas que aconteceram nesses últimos anos de efetivo trabalho dos professores multiplicadores que compuseram a equipe do NTEM (todos os professores multiplicadores que atuavam no NTEM são professores efetivos da REME, especialistas em sua áreas de formação e também com Especialização em Tecnologias Educacionais, exigência do MEC para ser professor multiplicador do núcleo).
Foram formados, para o Uso dos Recursos Tecnológicos na Educação, nestes últimos anos, em média, três mil e trezentos (3.300) educadores (professores, gestores e administrativos) da REME. É interessante destacar que desde a criação do NTEM em 2008 foi sendo instalado gradativamente por recomendação do MEC o software livre, Sistema Operacional Línux Educacional 3.0 nos computadores das STE, totalizando em 2012 , 100% das STE com este sistema operacional. Para atender a necessidade dos educadores em conhecer a funcionalidade deste sistema operacional, foram ofertadas várias turmas do Curso: Formação Digital – Linux Educacional 3.0, além do Curso: Sistema Línux, em parceria com a UEMS, ofertado também aos funcionários administrativos das unidades escolares.
Desta forma, a Formação Continuada oferecida aos educadores da REME, o processo de criação das Salas de Tecnologias e do NTEM consolidou a relação com o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo, através da adesão a tal programa. Este Programa foi criado pela Portaria N. 522/MEC, de 9 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio.
Além da Formação Continuada para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) oferecidas aos Educadores, o Proinfo objetiva a instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática com computadores, impressoras e outros equipamentos, e acesso à Internet – banda larga); a disponibilização de conteúdos e recursos educacionais multimídia e digitais, soluções e sistemas de informação disponibilizados pela SEB/MEC nos próprios computadores, por meio do Portal do Professor, da TV/DVD escola etc
E, por meio da adesão ao Proinfo, a Rede Municipal de Ensino de Dourados obteve vários ganhos, como por exemplo, o recebimento de aproximadamente um mil (1.000) computadores; quarenta (40) impressoras; vinte e um (21) Projetor Interativo Multimídia; instalação da Internet Banda Larga/MEC em trinta e sete (37) escolas da REME, assim como a implantação de dezessete (17) salas Multifuncionais – que receberam kits compostos por: dois (02) computadores, um (01) notebook, uma (01) impressora, um (01) scanner, um (01) aparelho de televisor e um (01) aparelho de DVD. Implantação de um (01) telecentro, composto por onze (11) computadores, um (01)servidor, uma impressora, onze (11) mesas e vinte uma (21) cadeiras.
Além destes equipamentos recebidos por meio da adesão ao Proinfo, a Rede Municipal de Ensino de Dourados adquiriu com recursos próprios em 2008, vários equipamentos, como por exemplo: a compra de duzentos e três (203) computadores, vinte e sete (27) notebooks, vinte e sete (27) datashows e vinte e nove (29) impressoras. É importante lembrar, que também foram enviadas às Unidades Escolares mobiliários para as STE.Vale,lembrar, que desde 2008, não houve por parte do município investimento m equipamentos tecnológicos para as STE, apenas os recebidos pelo Proinfo/MEC e que este ano de 2013,até o momento estão sem utilização nas escolas da REME.
Ressaltamos dessa forma, que a contrapartida do município para o recebimento dos equipamentos do Proinfo Integrado/MEC, foi o investimento em infraestrutura e pessoal, esta última não sendo respeitada e mantida em 2013.
A parceria estabelecida com o Proinfo/MEC fortaleceu de forma significativa - tanto no recebimento de materiais tecnológicos distribuídos para as Unidades Escolares, quanto nos trabalhos de Formação Continuada oferecidas aos Educadores do município.
Outra área em que o Núcleo de Tecnologia atuou, e que iniciou os trabalhos em 2009 e buscou ampliar-se gradativamente, é o incentivo à utilização dos recursos de audiovisual pelas escolas, já que se trata de uma forma dinâmica de exercer o processo de ensino-aprendizagem.
Também, foram ofertadas Formação Continuada na Modalidade a Distância (EaD), a nível de especialização através das parcerias com instituições de ensino superior e aperfeiçoamento, além das formações nas ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) como Formação pela Escola/MEC. Essas formações oferecidas, fortaleceram significativamente a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos professores da educação municipal. E todo esse investimento em formações reflete diretamente na aprendizagem do educando.
O NTEM contava até o final de 2012, com sete (07) Professores Multiplicadores, sendo que de acordo com a tipologia do Núcleo, conforme Decreto N° 4.418, de 21 de novembro de 2007 - D.O. de 04 de dezembro de 2007 dois deste Professores, atuavam 01 na Coordenação Geral e outro na Coordenação Pedagógica do Núcleo, no decorrer destes últimos anos, estes professores dedicaram-se exclusivamente aos estudos/aperfeiçoamento em Tecnologia Educacional integrada às diversas áreas do conhecimento.
Mas, mesmo diante de uma realidade em que as Tecnologias não podem estar dissociada do processo de aprendizagem e que todo processo de implantação do NTEM assim como a criação das STE a Secretaria Municipal de Educação alterou a forma de funcionamento do NTEM neste ano, resumindo-o a uma sala de formação com 18 computadores e uma Sala de atendimento Pedagógico com 03 computadores, além dos recursos humanos, quando contava com 07 Professores Multiplicadores.
A SEMED espera atender toda a REME com apenas 02 Professores, também alterando de forma, muito negativa do atendimento nas STEs onde atuavam Professores qualificados, em sua grande maioria Professores Especialistas em Tecnologias na Educação, passando este ano a funcionar com estagiários, sendo que, até então, as STE ainda estão fechadas, demonstrando mais uma vez, que as Tecnologias Digitais na Educação não é prioridade na Educação do segundo maior município do Estado, lembrando que a implantação do NTEM foi o segundo Núcleo Municipal a ser implantado no MS, atualmente mais 6 NTEMs estão em funcionamento conforme as orientações do MEC que tem incentivado a criação de mais Núcleos para descentralizar o processo de formação continuada em relação às tecnologias. Os trabalhos de educadores da REME, através das formações oferecidas pelo NTEM de Dourados já se destacou como referência em eventos estaduais e nacionais na área de tecnologias na educação. Porém, neste momento, o que constatamos nas escolas municipais é a negação do acesso às tecnologias aos alunos, que muitas vezes só teria o acesso a estes recursos na Escola, os quais foram viabilizados por meio do Governo Federal.
É, com muita tristeza e indignação que não podemos deixar de lembrar esta data: 03 de Abril, tão significativa para os educadores da REME embora este ano de 2013, nada temos a comemorar, pois o que vemos em relação ás tecnologias na REME é um retrocesso.
Por:
Profª Dielma de Sousa Borges Cassuci
Profª Irene Quaresma AzevedoViana
Profª Léia Cardoso Vieira de Oliveria
Profº Márcio José Cunha de Oliveira
Profª Maria Daniela da Silva
Profº Ronaldo Ferreira Gomes
- Professores Multiplicadores que compuseram a Equipe NTEM até Dezembro de 2012.
Mais links dos trabalhos realizados pelo NTEM
drive.google.com/drive/folders/13JLFysT9B2ZGEyOUMMdiT3OxKyDv-Lxu?usp=sharing